As Vanguardas
Conceito de Vanguarda
Ruptura para o novo, para a inovação, para o choque. Mudança, movimento emergentes que transforma valores, tendência ou conjunto de tendências que propiciam mudança de paradigma (visão de mundo).
Contexto hitórico-cultural
1. crise do capitalismo e nascimento da chamada "Democracia de Massas"
2. revolução cientifica e tecnológica
3. estado de "euforia" e crença desmedida no progresso
4. burguesia industrial dominante X Classe Operária marginalizada
5. Primeira guerra Mundial (1914-1918) – abatendo o espirito de euforia, questionamento dos valores da época – Estado de Melancolia
6. Revolução Russa (1917)
7. Crise econômica violenta na Europa – desemprego inflação e fome – fatores decisivos para explosão da 2º guerra Mundial (1939-1945).
Apologia ao poder da máquina – Invenções da época: Telégrafo / Avião / Telefone / Cinema / Automóvel / Lâmpada
8. "Belle Ëpoque" (bela época) – termo para designar o avanço tecnológico, cultural e social da época. O homem deslumbrou-se c/ o progresso, o conforto que ele proporcionava.
9. "Anjos Loucos" – Termo para designar a "crise" do período entre guerras (1ª e 2ª)
Tendências da Vanguarda Européia
1. Futurismo
2. Cubismo
3. Dadaísmo
4. Surrealismo
5. Expressionismo ¹ Impressionismo
1. Futurismo (1909)
O futurismo foi um movimento fundado pelo poeta italiano Fillippo Tomasso Marinetti, que redigiu um manifesto e tentou espalhá-lo em 1909.
MARINETTI (Filippo Tommaso), escritor italiano (Alexandria, 1876 - Bellagio, 1944), iniciador do movimento futurista, cujo manifesto publicou no jornal parisiense Le Figaro (20 de fevereiro de 1909).
Nesse manifesto, já proclamava o fim da arte passada e a ode à arte do futuro (futurismo, daí o nome do movimento).
Com implicações políticas, buscava tornar a Itália livre do peso de sua história e inserí-la no mundo moderno.
a. Fellipo Tommaso Marinetti – "Manifesto futurista" – Jornal
b. "Le Figaro"
c. Filmes que retratam o universo socio-político e cultural das primeiras décadas do séc. XX
- "Tempos Modernos" – Chaplin
- "Dr. Givago" – Mostra a Revolução Russa (1ª guerra)
- "O encouraçado Potenkin" – Serguei Eisentein
- "Reds" – Werren Beatty
- "Sacco e Vanzetti" – Giuliano Montoldo
d. Características
- Caracter destruidor e demolidor (postura agressiva e violenta contra os valores estabelecidos)
- Valorização excessiva da máquina, do progresso, do movimento, da vida urbana
- Exaltação a vida moderna, a guerra e o conforto
- Liberdade de expressão:
- Combate a sintaxe
- Uso dos substantivos duplos – ex.: "Homem Nádegas"
- Abolição da pontuação, convencional "Burguês Funesto"
- Verbos no infinitivo
- Destruição do "Eu-lírico"
- Ideologia Fascista (Aproximação)
- Rompimento com o passado
O Manifesto Futurista foi escrito por Fillippo Marinetti e publicado em "Lo Figaro" em 20 de fevereiro de 1909.
2.Dadaísmo (dada = nada) 1916 (Suíça)
O movimento Dada ou Dadaísmo foi fundado em Zurique, em 1916, por um grupo de escritores e artistas plásticos. Dada é uma palavra francesa que significa na linguagem infantil "cavalo de pau".
O Dadaísmo defende o absurdo, a improvisação, a incoerência, a desordem, o caos… Apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceptual, a Pop Art e o Expressionismo Abstracto.
Em poucos anos, o movimento alcançou as cidades de Barcelona, Berlim, Zurich, Nova York e Paris.
a.1916 – Zurique / Tristan Izara (precursor) - Autor manifesto dadá – 1918)
b. Jovens intelectuais e artistas "Fugidos" da guerra se refugiam na neutra suíça a se reunir no "Cabaret Voltarie" onde começa a surgir o movimento dadaísta.
c. Características
- Criado apartir do clima instabilidade, revolta ,medo e desencanto, pela guerra.
- Veio como resposta da decadência da civilização (em especial a Europa)
- Ilogismos dos textos – chegando quase a inverossimelhaça.
- Um dos princípios: "Enquanto houver "sangue" (guerras) a arte será uma hipocrisia e uma Presunção".
- Negação dos valores e da cultura
- Negação do passado, presente e futuro (falta total de perspectiva existencial)
- Contrario as teorias e lógicas
- Contra os manifestos – "Eu escrevo um manifesto e não quero nada, eu digo certas coisas e sou’ por princípios, contra os manifestos, como também contra os princípios"
d.(Tristam Izara – Manifesto dadá – 1918)
e.Valores Anarquistas – negação de tudo
Texto Dadaísta
"Beer... Bum, BumBum, Bum...
Ssi... Bum, Papapa Bum, Bum
Znzzau... Dum, Bum, BumBomBum
Prã, prã, prã... ra, hã-hã, ao...
Hahol! (A batalha Gilberto Mendonça Teles)
3. Cubismo
a. 1907 (Inicio do Movimento) – Paris (França)
- Precursor = Pablo Ricasso (o movimento começa com as artes plásticas)
- Precursor na literatura – Guillaume Apollinaire
- Manifesto Cubista – 1913
b. Características
- Pintores e escritores estabelecem uma relação de troca de técnicas que valorizam a arte Cubista: Ex.- Poetas absorvem o "Pictório", e pinturas absorvem temas filosóficos e poéticos
Na pintura:
- Valorizam formas geométricas (cones cilindros e esteras)
- Opõem-se a objetividade e linearidade da arte renascentista e da arte realista.
- Busca novas experiências com a noção de "perspectiva" – decomposição dos objetos em diferentes planos geométricos e ângulos retos.
- A imagem "parece" ser apresentada através de diferentes ângulos ao mesmo tempo
Na literatura
- Fragmentação da realidade
- Simultaniedade de planos (mistura assuntos, espaços e tempos diferentes)
- Logismo
- Humor
- Antintelectualismo
- Linguagem nominal
- Uso de substantivos soltos, jogados aparentemente de forma anárquico
- Linguagem +/- coática
- Preocupação/ a disposição gráfica do poema como palavras e Versus se dispõem na folha em branco. Esta característica influenciou, mas tarde, os "concretístas" (a poesia concreta) na década de 60 no Brasil
- Despreza verbos, adjetivos e pontuação tradicional
- Verso livre e negação da estrofe, da rima de da harmonia
- Apresentação de imagens rápidas, como "Flashes" cinema dramático.
Hípica
"Saltos records
cavalos da penha
correm jaquéis e higionopolis
Os magnatas
As meninas
E a orquestra toca chá
Na sala de cocktails"
4.Surrealismo
Surgido de um grupo de poetas liderados por André Bretón, na França, o surrealismo vem-se tornar um belo movimento artístico que defendia a volta a um primitivismo infantil. É um movimento que pretendia manifestar espontaneidade de ordem racional ou moral… Este apoiava-se contra o impulso confuso de destruição imposto pelos dadaístas, pretendeu também definir uma prática artística alternativa à tradicional. Este movimento pretendia também que os artistas mostrassem o pensamento de maneira livre, espontânea e irracional.
É levado além da realidade (fantasia; sonho…). Mas mesmo parecendo um movimento um bocado fora do normal tem sempre uma base filosófica e moral.
Este movimento pretendeu mostrar algo de novo, pois nesta altura as pessoas começavam-se a aborrecer com as pinturas, que apresentavam sempre a mesma base de desenho.
a. 1924 – Paris / França
- Precurso – André Breton (romp. Com o dadaismo e lança o movimento surrealista)
- Significado do termo: Automatismo psíquico pelo qual alguém se propõe a exprimir seja verbalmente, se por escrito ou de qualquer outra forma o funcionamento real ou irreal do pensamento.
b. Característica
- Proximidade c/ o dadaismo (ilogismo temática) e com o Expressionismo (sondagem do mundo interior)
- "Escrita automática" – impulso do pensamento que vem a tona no consciente. Extravasar os impulsos criadores do subconsciente sem o controle da razão
- Busca a realidade paralela
- Fantasia imaginação solta e livre
- Certo estado de melancolia e tristeza (herança simbolista)
- Desejos interiores, sonhos, alucinações – Valorização do onírico transformação do universo dos sonhos para o plano artístico.
- Valorização da psicanálise freudiana e da filosofia de Begson (viagem as zonas desconhecidas do inconsciente)
c. Filmes Surrealistas
- "O cão andaluz" (Luiz Bunel)
- "A bela da tarde" (Luiz Bunel)
- "Sonhos" – Akira Kiroshaua
5. Expressionismo – 1910
a. 1910 – Alemanha
- Precurso – Van Golgh, Cezanne e Gauguim
a. Característica
- Preocupa-se com as manifestações do mundo interior e com uma forma de expressa-las.
- "Expressão" – materialização numa tela ou em uma folha de papel, de imagens nascidas em nosso mundo interior
- Desenvolve-se na pintura
13 de abril de 2008
Vanguardas
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Literatura