Educação a Distância

8 de março de 2008

Arquitetura - Como entender a Perspectiva


História da Arquitetura - wikipedia

Esse post é pra galera que vai fazer arquitetura ter uma noção de perspectiva...



Arquiterua

Alguns sites antes da explicação:
Esse o material é bem resumido!!!


Nesse outro site tem um livro bem complexo sobre perspectiva!!!

Como entender a Perspectiva
Prof. Laerte Galesso



A Perspectiva Real – também conhecida como Fotográfica – é uma regra utilizada para se representar os objetos, construções, figuras e a natureza da maneira como são vistos pelo olho humano, em suas formas tridimensionais.

Foi criada pelos arquitetos da Idade Média, que buscavam uma fórmula de representar os seus projetos de maneira mais realista possível.A regra consiste em situar uma linha imaginária (Linha do Horizonte) à altura dos olhos do observador, definindo, assim a sua posição em relação ao objeto ou cena observada; tudo que está abaixo da linha do horizonte é visto de cima para baixo; aquilo que está acima da linha é visto de baixo para cima e quando o objeto está localizado sobre a linha do horizonte, ou seja, no mesmo nível dos olhos do observador, não é possível enxergar nem a parte de cima nem a parte de baixo.



Observando o Plano do Quadro em perspectiva, podemos compreender melhor este processo:
a altura da linha de visão acompanha o observador, independente do local em que ele se encontra: sentado, em pé ou no alto de um edifício.

A Linha de Terra é onde o observador está situado e o Ponto de Vista é aquele que coincide com os olhos do observador sobre a Linha do Horizonte.




As profundidades dos objetos são definidas através de pontos colocados sobre a Linha do Horizonte, denominados “Pontos de Fuga”.

A posição desses pontos sobre a Linha do Horizonte depende do ângulo de visão do observador: se o objeto, ambiente ou cena estiver com uma das faces voltada para o observador, um ponto apenas é suficiente para desenhar tudo que estiver no mesmo plano. Neste caso, o Ponto de Fuga e o Ponto de Vista são o mesmo.













Se o observador deslocar-se, posicionando-se de canto para o objeto, ambiente ou cena, é preciso utilizar dois Pontos de Fuga





A maioria dos trabalhos em perspectiva é resolvida com um ou dois Pontos de Fuga, mas existem casos em que são necessários três ou mais pontos.


A compreensão das leis da perspectiva é muito importante para a elaboração de trabalhos de acordo com a regra. Quando observamos um cubo, por exemplo, sabemos que todas as faces são iguais. Porém, conforme a nossa posição em relação ao objeto e à Linha do Horizonte, podemos ver uma, duas ou no máximo três faces, ainda assim com “desenhos” diferentes. Na hora de desenhá-lo, precisamos estabelecer essas diferenças, construindo o cubo de maneira tridimensional, independente da perspectiva .

ERRADO: a) o quadrado de trás é do mesmo tamanho que o da frente; b) as linhas de profundidade estão paralelas.


ERRADO: a) as linhas do quadrado de trás não estão paralelas às do quadrado da frente; b) as linhas de profundidade estão "abrindo".


CERTO: a) o quadrado de trás é menor que o da frente; b) todas as linhas verticais e horizontais são paralelas; c) as linhas de profundidade estão fechando em direção ao Ponto de Fuga.


Fonte: http://www.abra.com.br/index.php?p=ofiver&id=87



Publicidade

Educação a Distância

Nos ajude a crescer, envie sua apostila!!!